• Inicio
  • Sobre
  • Contato
  • Parceria
  • Midia Kit
  • Vídeos
  • 26 abril 2016

    S.O.S Cabelos – tudo sobre o cronograma capilar

    Hey vaidosas e vaidosos, tem um tempinho que não posto nessa categoria aqui, o último post foi em agosto CLIQUE AQUI PARA VER! Mas vamos ao que interessa né? O post de hoje será sobre o cronograma capilar.
    Cada tipo de fio possui necessidades específicas. Os cuidados dedicados a eles podem variar também de acordo com o estado geral dos cabelos. Nesse post você vai aprender a cuidar de cabelos cacheados, ondulados e crespos em casa, apenas seguindo o cronograma capilar.
    A primeira coisa que você precisa saber é que o cabelo é um tecido morto, por isso não pode ser recuperado no sentido de voltar ao que era antes de sofrer agressões químicas. Os problemas que surgem após colorações, descolorações, alisamentos, progressivas, etc., podem ser apenas amenizados. Boa parte dos produtos capilares são responsáveis por tratar a superfície dos fios. Por essa razão, mais do que se preocupar com os produtos utilizados para sua rotina diária, é importante considerar aquilo que de fato constrói a estrutura dos seus fios: sua alimentação.

    O que você precisa saber sobre o cronograma capilar:
    •  O cronograma capilar é uma opção para cuidar dos seus fios, não é uma regra para quem tem cabelos ondulados/cacheados/crespos.
    •     As etapas do cronograma capilar devem ser feitas separadamente (nunca no mesmo dia!). Respeite o intervalo de 48 horas.
    •       Se você começar o cronograma para cabelos danificados ou para cabelos pouco danificados, obtiver bons resultados e perceber uma boa melhora na superfície dos fios e ficar satisfeito(a), pode interromper o cronograma ou optar por uma rotina capilar para cabelos saudáveis.
    •     Para seguir uma etapa do cronograma, você não precisa usar todos os produtos com a mesma função. Assim, se é dia de fazer uma reconstrução, você não precisa usar shampoo com queratina + máscara com queratina + condicionador com queratina.

    Hidratação, nutrição e reconstrução: qual é a diferença?
    Na hora de cuidar dos fios, existem várias opções de produtos disponíveis. Para selecionar quais deles são mais interessantes para o seu cabelo, é preciso considerar que cada um desses produtos possui propriedades diferentes.
    Antes de nos aprofundarmos no cronograma, vamos conhecer um pouco das características e indicações de produtos voltados para hidratação, nutrição e reconstrução dos fios.
    •          Produtos de hidratação servem para repor a água dos fios. A hidratação é a etapa mais básica do cronograma capilar e é bastante indicada para cabelos levemente ressecados e com frizz. Nos produtos para hidratação, você deve procurar pelos seguintes componentes: frutas, glicerina ou glicerina vegetal, extratos botânicos, pantenol, vitaminas, aloe vera, chocolate, mel, sacarose ou derivados do açúcar, proteínas hidrolizadas.
    •          Produtos de nutrição ajudam a repor óleos e nutrientes (reposição lipídica). A nutrição é indicada para tratar fios ressecados, quebradiços e porosos. Nos produtos de nutrição, você deve procurar por óleos vegetais como óleo de abacate, azeite de oliva, óleo de coco, óleo de rícino, óleo de semente de uva, óleo de jojoba, óleo de ojon etc, manteigas como manteiga de karité, manteiga de cupuaçu, manteiga de abacate, manteiga de murumuru e ceras vegetais.
    •          Produtos de reconstrução servem para repor proteínas e aminoácidos (reposição proteica). A reconstrução é indicada para cabelos danificados que sofrem com quebra, queda, pontas duplas, frizz e porosidade. Nos produtos para reconstrução você deve procurar por queratina e seus aminoácidos, cisteina, serina , prolina, argilina; e colágeno.

         DICA: Para saber se um produto é de hidratação, nutrição ou reconstrução, preste bastante atenção nos componentes presentes e na ordem e na frequência que aparecem. Nos rótulos de produtos capilares, os produtos que aparecem em primeiro lugar na lista de componentes, são aqueles presentes em maior quantidade. Geralmente as marcas já sinalizam se o produto tem maior potencial de hidratação, nutrição ou reconstrução. Outro ponto importante é que muitos produtos possuem mais de uma função, mesmo nas fórmulas mais simples você vai encontrar um componente hidratante, emoliente, etc.
    Cronograma na prática: recomendações gerais:
    •          Antes de fazer sua hidratação, nutrição ou reconstrução, lave o cabelo com shampoo (se você segue o no poo, faça co-wash). Não aplique o shampoo diretamente no comprimento e nas pontas, tá bom? Nunquinha (!) Esfregue o couro cabeludo fazendo movimentos circulares. Puxe o shampoo para o comprimento instantes antes de enxaguar. Depois de higienizados, seus fios estarão prontos para receber sua máscara de hidratação/nutrição/reconstrução.
    •          Leia o rótulo dos produtos com atenção e respeite o tempo de ação indicado. Deixar um produto por tempo demais pode enfraquecer e prejudicar seus fios.
    •          A água utilizada para lavar o cabelo deve ser de preferência fria e no máximo morna, nunca quente! Água quente dilata os poros e produz muita oleosidade no couro cabeludo.
    •          Não subestime o poder do condicionador! Utilize o produto depois de enxaguar a máscara para selar as cutículas e garantir maciez e brilho aos fios. Aplique o condicionador no comprimento e nas pontas, distribuindo bem o produto.
    •          Na hora de secar, evite esfregar a toalha contra o cabelo. Esses movimentos bruscos de fricção causam frizz e podem quebrar fios. Para secar os fios, aperte a toalha de baixo para cima. Se possível, utilize uma toalha de microfibra ou uma camisa de algodão.
    •          Durante a finalização com seu creme de pentear/leave-in/gel/mousse, evite aplicar o produto no couro cabeludo. Deixe ele respirar e concentre esses produtos no comprimento e nas pontas. O acúmulo de produtos no couro cabeludo pode causar caspas e oleosidade excessiva.
    •          Na etapa de nutrição, sempre que possível faça umectação. A umectação capilar é uma técnica que combina o uso de óleos vegetais e massagem capilar e ajuda bastante no estímulo da circulação sanguínea no couro cabeludo. O Azeite de Oliva Extra Virgem é uma ótima opção para fazer a umectação.

    Cronograma capilar para cabelos saudáveis:
    Nossos cabelos sofrem danos diários em função dos raios de sol, da poeira, da poluição, etc; e podem perder brilho nesse processo, se tornando mais opacos. Para garantir que os fios permaneçam com aspecto saudável hidratado é importante garantir a presença de alguns componentes na sua rotina diária. As hidratações podem auxiliar na manutenção de fios brilhantes e macios e podem ser semanalmente (uma vez por semana). Já as nutrições podem ser feitas a cada quinze dias, portanto duas vezes por mês. Cabelos saudáveis não precisam de reconstruções frequentemente, por isso você pode deixar para fazer uma reconstrução uma vez por mês.
    Como podemos ver nesse cronograma: 
    DICAS:
    • Se seu cabelo é oleoso, utilize shampoos mais refrescantes e com capacidade desengordurante. Shampoos com Jaborandi, arnica, hortelã, hamamélis e lavanda na composição podem ser interessantes.
    • Se seu cabelo é naturalmente mais seco, evite lavar o cabelo com muita frequência.

    Cronograma capilar para cabelos pouco danificados:
    Quem tem o cabelo mais seco, poroso, com aspecto arrepiado ou pouco maleável, problemas que podem aparecer em função da ação de fatores externos do nosso dia-a-dia e de acontecimentos mais pontuais, como uma ida à praia/piscina, fica ligado nesse tópico!
    Nesse cronograma a proposta é fazer uma hidratação e uma nutrição na primeira semana. Na segunda semana, duas hidratações. Na terceira uma hidratação e uma nutrição e na quarta uma hidratação e uma reconstrução.
    DICA:
    Se você precisa se expor frequentemente ao sol, ao mar ou à piscina, inclua o protetor solar para cabelo na sua rotina. Esses produtos podem ser usados para finalizar os fios e ajudam a proteger seus fios. Veja abaixo alguns exemplos de produtos de proteção solar para o cabelo. (Todos liberados para low poo).
    Cronograma capilar para cabelos danificados:
    Quando os fios estão danificados se tornam mais frágeis, pouco maleáveis, com nós, mais quebradiços e com aspecto seco. Esses problemas podem aparecer após o uso de relaxamentos, permanentes, colorações, descolorações, etc. Todos esses processos podem interferir na estrutura dos fios, assim as escamas capilares ficam mais abertas e vulneráveis.
    Nesse cronograma a proposta é realizar na primeira semana uma hidratação, uma nutrição e uma reconstrução. Na segunda semana, uma nutrição, uma hidratação e uma nutrição. Na terceira semana hidratação, nutrição e reconstrução. Por fim, na quarta semana uma hidratação e uma nutrição. 
    Produtos para seguir o cronograma capilar:
    Segue abaixo alguns exemplos de produtos para seguir o cronograma capilar, divididos por etapa. Esses produtos são liberados para no/low poo, que vou explicar em próximos posts!
    Produtos para cronograma capilar: etapa de hidratação:

    Produtos para cronograma capilar: etapa de nutrição:

    Produtos para cronograma capilar: etapa de reconstrução:

    Gostaram das informações? Por eu ser iniciante nesse assunto, busquei as informações em blogs e tanto as informações quanto as imagens são do Blog Cacheia.
    Beijos,
    Clara Pamponet


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Obrigada por comentar!
    Irei ler o seu comentário com todo amor!