• Inicio
  • Sobre
  • Contato
  • Parceria
  • Midia Kit
  • Vídeos
  • 28 julho 2015

    Tema 3: A moda na arte

    Hey vaidosas, vamos para o terceiro tema do projeto troca de papeis? As três grandes obras de arte que tem pessoas retratadas são obras clássicas.
    A primeira é do pintor colombiano Fernando Botero. Ele é um dos observadores mais agudos da conjuntura colombiana e é interessante notar os dois traços mais salientes de quase toda a sua obra: suas figuras são gordas e têm a boca fechada. Parecem pessoas bem enredadas em sistemas de clientelismo, no qual recebem comida em troca de seu silêncio.

    Eu escolhi essa obra por ver que é o primeiro quadro que olho e não vejo as pessoas sorrindo. As cores estão em uma sobreposição que não deixa a imagem carregada. O olhar das crianças é um olhar amedrontado e os pais estão com um olhar sombrio. E se você reparar bem onde você for o olhar do pai te acompanha, como se ele estivesse te observando. 

    A segunda obra é do Leonardo da Vinci. Sim é a Mona Lisa, a famosa obra desse incrível pintor renascentista.
    Mona Lisa é uma das mais populares pinturas do artista renascentista Leonardo da Vinci. Também conhecida como Gioconda, foi retratada por Da Vinci entre os anos de 1503 e 1506. É uma pintura em óleo sobre madeira de álamo e esta exposta no Museu do Louvre em Paris.
    Escolhi esse quadro por ser uma obra famosa e conhecida por todos. Eu acho essa obra uma dadiva na pintura. Sempre procuro entender o mistério por trás desse quadro. Se repararmos a Mona Lisa tem aspectos grosseiros (mais para ser um homem), Leonardo poderia ter feito um auto retrato do seu amado com uma imagem de uma mulher, já que no século XVI era um pecado ser homossexual. Mas ele também poderia ter pintado uma mulher da nobreza da sua região. São duvidas que vou carregar sempre. 

     Desde o princípio a obra de Pierre Auguste Renoir foi influenciada pelo sensualismo e pela elegância do rococó, embora não faltasse um pouco da delicadeza de seu ofício anterior como decorador de porcelana. Seu principal objetivo, como ele próprio afirmava, era conseguir realizar uma obra agradável aos olhos.

    Renoir com suas técnicas impressionistas fez com que suas obras fossem um poço de elegância e sensualidade. As expressões corporais nesta obra dão a impressão de que estamos familiarizados com a mesma, a menina com a mão no cabelo, dando uma sensualidade aos movimentos simples dos dedos entre os fios. O menino com a postura despojada, a criança pequena com um olhar curioso para os acontecimentos.

    Clara Pamponet

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Obrigada por comentar!
    Irei ler o seu comentário com todo amor!